Ada Lovelace

Image

Ainda esta semana falei dela a um grupo de homens engenheiros que não queriam acreditar que havia uma mulher metida no nascimento dos computadores e dos algoritmos processados por máquinas. Mas é verdade!

Hoje celebra-se o 197º aniversário de Ada Lovelace, uma matemática nascida em 1815 que descreveu, entre outras coisas, um modelo de um computador e a uma sequência de passos que poderiam ser dados por uma máquina de forma a resolver um problema matemático. É considerada a primeira programadora, e existe, em sua homenagem, uma linguagem com o seu nome, Ada.

4 thoughts on “Ada Lovelace

  1. Não fazia ideia que a lógica de programador remontava a tempos tão antigos… mas lembro-me do nome Ada da linguagem precisamente porque o achei muito pouco comum. Agora já sei porquê :) É sempre bom saber de onde vêm as coisas… esta história dá-me esperança que uma das minhas invenções incompreendidas venha a ser comemorada 100 anos depois de a ter criado :P

  2. Oh sim, meu amigo, há quase 200 anos que andamos a pensar em automatizar processos. :) E já tanto se fez, mas quanto há ainda por fazer!

Os comentários estão fechados.